Mestrado

O curso de mestrado, iniciado em 2008, é aberto a todos os graduados em cursos de licenciatura e bacharelado em Exatas, com conhecimentos básicos de Física e Cálculo. Os mestrandos desenvolvem pesquisas e aprofundam conhecimentos nas áreas de Física de Partículas, Física Aplicada e Ambiental, Astrofísica Solar, Astrofísica Estelar e Extragaláctica e Cosmologia, entre outras.


Processo Seletivo

O processo seletivo para entrada no mestrado é realizado, ao menos, duas vezes ao ano no final de maio para a turma do segundo semestre e em novembro para a turma do início do ano. Os detalhes e os editais do processo seletivo podem ser encontrados aqui (Processo Seletivo).


Estruturado curso

O regime acadêmico é o de créditos, com um total de setenta e quatro (74) créditos (equivalente a 1110 horas-aula) distribuídos em:

- vinte e oito (28) créditos em disciplinas, sendo dezesseis (16) créditos em disciplinas obrigatórias e doze (12) em disciplinas eletivas, vinculados à área de pesquisa na qual o projeto será desenvolvido;

- quarenta e seis (46) créditos para o desenvolvimento e a elaboração da dissertação.

As disciplinas obrigatórias têm por objetivo oferecer ao aluno a base necessária para a obtenção de conceitos essenciais e estratégicos pertinentes a sua formação na área de concentração do mestrado. As disciplinas eletivas visam oferecer conhecimento especializado referente à linha de pesquisa de atuação do mestrando ou ao assunto específico do projeto de mestrado, definido em concordância entre orientado e orientador.

Os dezesseis (16) créditos obrigatórios estão distribuídos em doze (12) créditos em disciplinas do Núcleo Comum (NUC): Física Matemática (2 créditos), Fundamentos de Física Clássica (2 créditos), Introdução à Física Moderna (2 créditos), Prática de Ensino: estágio supervisionado (2 créditos) e Seminários e Metodologia Científica (4 créditos); e quatro (4) créditos em disciplinas das linhas de pesquisa: Física - Mecânica Quântica I (4 créditos), Astrofísica - Introdução à Astrofísica (4 créditos).

Para os doze (12) créditos eletivos o mestrando, em conjunto com o orientador, deverá escolher uma disciplina (todas as eletivas têm 04 créditos) de acordo com sua área de pesquisa:

  • Núcleo Comum: Física Computacional, Radiação Atmosférica e Tópicos de Estatística.

  • Astrofísica Teórica: Processos Radiativos, Astrofísica Extragaláctica, Estrutura e Evolução Estelar, Evolução Química e Formação de Elementos, Astrofísica de Plasmas, Núcleos Ativos de Galáxias, Introdução à Cosmologia, Meio Interestelar, Astrofísica Observacional, Física Solar, Fundamentos de Cosmologia e Astroestatística.

  • Física Teórica e Computacional: Física Computacional, Mecânica Quântica II, Dinâmica Não-linear e Caos, Física Nuclear, Introdução à Teoria Quântica de Campos, Física de Partículas Elementares e Física de Partículas Elementares II.

O mestrando, portanto, deverá cumprir as etapas cumulativas abaixo, dentro de um prazo de vinte e quatro (24) meses da data inicial de matrícula, podendo ser prorrogado por mais seis (06) meses mediante análise e deliberação do colegiado do programa.

- obtenção dos dezesseis (16) créditos pela aprovação em disciplinas obrigatórias;

- obtenção dos doze (12) créditos pela aprovação em disciplinas eletivas;

- aprovação no exame de Proficiência em Línguas;

- aprovação no exame de Qualificação;

- elaboração e defesa pública da dissertação do mestrado;

Na defesa pública da dissertação é obrigatória a participação de pelo menos um professor doutor não pertencente à Instituição.