Infraestrutura

Infraestrutura para teoria


Laboratório de Simulações em Astronomia

O laboratório para simulações computacionais é equipado com duas super estações de trabalho para simulações hidrodinâmicas tridimensionais, cada uma com processadores de altíssima geração, com 128 núcleos no total em cada uma e um cluster com 256 processadores para trabalhos envolvendo Física Solar. Todo o equipamento disponível no laboratório foi adquirido com verba de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP (projetos no.: 2019/03301-8, 2017/25799-2 e 2017/25651-5).

Super Cluster Santos Dumont

Docentes de astronomia tiveram um projeto aprovado, em 2017, para uso do supercomputador Santos Dumont, no LNCC/MCTI (Laboratório Nacional de Computação Científica, RJ), com capacidade instalada de processamento na ordem de 1,1 Petaflop/s (1,1 x 1015 float-point operations per second) e 18.144 núcleos de CPU. Entre 2017 e 2019 pesquisadores do PPG utilizaram 12.123.852,21 UAs nesse supercomputador. Em 2019 foi aprovado, para uso por docentes e discentes do grupo de Astrofísica do supercomputador Santos Dumont no LNCC/MCTI, o novo projeto “Simulando a hidrodinâmica do gás no interior de galáxias anãs em três dimensões” por outros dois anos agora no programa Premium, com prioridade de uso, para um total de 34.560.000 UAs , quase três vezes mais que no projeto anterior.

Infraestrutura Observacional

Os pesquisadores e alunos do NAT utilizam os mais modernos observatórios internacionais de grande porte, com telescópios com espelhos de 2 a 8 m de diâmetro aproximadamente (como SOAR, GEMIMI, telescópios do ESO e outros), em terra ou espaciais, com participação brasileira na administração ou não. Os docentes observacionais do grupo têm conseguido aprovar regularmente pedidos de tempo para uso desses telescópios. Nos últimos anos o grupo de astronomia teve um total de vinte e nove (29) pedidos de tempo aceitos para uso dos seguintes observatórios: Gemini Observatory North, Gemini Observatory South , NASA Infrared Telescope Facility - IRTF, The Southern Astrophysical Research - SOAR, Blanco, Cerro Tololo Inter-American Observatory - CTIO, X-ray Multi-Mirror Mission - XMM-Newton, Apache Point Observatory from Astrophysical Research Consortium - APO/ARC, Canada France Hawaii Telescope - CFHT, Solar Terrestrial Relations Observatory (STEREO), Solar Dynamics Observatory (SDO), Nobeyama Radioheliograph (NoRH).