Linhas de pesquisa


Cosmologia Observacional

Os projetos em andamento na área de Cosmologia Observacional no NAT se concentram no estudo da caracterização do estágio dinâmico de aglomerados e sua relação com a história de formação estelar de suas galáxias membro. Utilizamos dados em várias faixas de comprimento de onda, como óptico, infravermelho e raio-X, assim acessando diretamente todo o conteúdo de matéria bariônica nestes sistemas. O estudo da distribuição de temperatura e metalicidade do gás dos aglomerados é um dos principais temas de pesquisa do nosso grupo. A utilização de dados de simulações cosmológicas é parte integrante de nossos projetos, além de conduzirmos simulações específicas para o estudo dos principais mecanismos que atuam sobre a taxa de formação estelar nas galáxias.

Docentes:

Prof. Dr. Hugo V. Capelato

Prof. Dr. Reinaldo R. de Carvalho

Profa. Dra. Tatiana F. Lagana

Galáxias Anãs

As Galáxias Anãs Locais despertam grande interesse em diversas áreas da Astrofísica servindo como laboratório para estudos de cosmologia, matéria escura, formação de galáxias, produção de elementos químicos, "feedback" estelar e de buracos negros, entre muitos outros. Pesquisadores NAT utilizam códigos numéricos de evolução química e simulações hidrodinâmicas tridimensionais para o estudo teórico do enriquecimento químico e da dinâmica do gás em Galáxias Esferoidais Anãs do Grupo Local, levando em conta processos como nucleossíntese de elementos químicos, evolução estelar, supernovas do tipo II e Ia, "feedback" estelar e de buracos negros, além de considerar efeitos como força de maré e pressão de arrasto.

Docentes:

Prof. Dr. Anderson Caproni

Profa. Dr. Gustavo A. Lanfranchi

Caproni, Lanfranchi/UNICID

NASA Goddard

Física Solar

Os projetos desenvolvidos em Física Solar tem por objetivo a observação e modelagem computacional de fenômenos solares observados em frequências rádio. Nossos trabalhos utilizam mapas interferométricos obtidos pelo Nobeyama Radioheliograph (NoRH) em 17 e 34 GHz e pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) em 100 e 230 GHz. A modelagem computacional utilizada tem por objetivo reproduzir a emissão rádio observada em diferentes estruturas solares e simular a emissão em destas em frequências não observadas. As simulações numéricas empregam computação paralelizada de alto desempenho e baseia-se na extrapolação dos campos magnéticos observados na fotosfera solar e no emprego de algoritmos genéticos para a determinação da atmosfera solar local que melhor reproduza as observações.

Docentes:

Prof. Dr. Caius L. Selhorst

Galáxias Ativas

O estudo das propriedades físicas de galáxias ativas, compreendendo desde galáxias starburst no nosso universo local até quasares em altos redshifts, é o objetivo principal nesta linha de pesquisa no NAT. A relação entre a atividade do motor central de núcleos ativos de galáxias (produzida por meio de processos de acresção em buracos negros supermaciços) e a dinâmica de jatos relativísticos é analisada através de imagens de altíssima resolução angular obtidas com técnicas interferométricas em rádio, bem como a partir do monitoramento dessas galáxias em todo o espectro eletromagnético. A possível correlação entre a formação estelar e a atividade nuclear também é alvo de estudos do grupo, com a análise de populações estelares (arqueologia galáctica) em objetos com diferentes tipos de atividades nucleares sendo utilizada como traçador de suas respectivas histórias de formação estelar. Métodos como o ajuste espectral de população estelar acoplados a modelos de fotoionização, bem como técnicas estatísticas de optimização global e simulações numéricas em três dimensões são exemplos de ferramentas empregadas nesta linha de pesquisa.

Docentes:

Prof. Dr. Anderson Caproni

Profa. Dra. Lucimara Pires Martins

NASA/JPL-Caltech/IPAC/Event Horizon Telescope Collaboration