Doutorado

Oportunidade - bolsa de doutorado direto


O curso de doutorado, iniciado em 2019, oferece linhas de pesquisa em Física de Partículas, Física Aplicada e Ambiental, Astrofísica Solar, Astrofísica Estelar e Extragaláctica e Cosmologia, entre outras. Para se candidatar ao doutorado o aluno deve ter título de mestre (preferencialmente em Astronomia) ou ótimo desempenho na graduação com experiência em pesquisa (iniciação científica) no caso do doutorado direto.


Processo Seletivo

O processo seletivo para entrada no doutorado é realizado na primeira semana de todos os meses do ano, com exceção de janeiro e julho (meses de recesso e férias). Os detalhes e os editais do processo seletivo podem ser encontrados aqui (Processo Seletivo).


Estruturado curso

O regime acadêmico é o de créditos, com um total de cento e cinquenta (150) créditos (equivalente a 2250 horas-aula) distribuídos em:

- trinta e seis (36) créditos em disciplinas, sendo dezesseis (16) créditos em disciplinas obrigatórias e vinte (20) em disciplinas eletivas, vinculados à linha de pesquisa na qual o projeto será desenvolvido;

- cento e catorze (114) créditos para o desenvolvimento e a elaboração da tese.

Os dezesseis (16) créditos obrigatórios estão distribuídos da seguinte maneira: doze (12) céditos em disciplinas do Núcleo Comum: Física Matemática (2 créditos), Fundamentos de Física Clássica (2 créditos), Introdução à Física Moderna (2 créditos), Prática de Ensino: estágio supervisionado (2 créditos) e Seminários e Metodologia Científica (4 créditos); e quatro (04) créditos em disciplinas das linhas de pesquisa: Física - Mecânica Quântica I; Astrofísica - Introdução à Astrofísica.

Para os vinte (20) créditos de disciplinas eletivas do doutorado o aluno, em conjunto com o orientador, deverá escolher cinco (05) disciplinas no doutorado de acordo com sua linha de pesquisa:

  • Núcleo Comum: Física Computacional, Radiação Atmosférica e Tópicos de Estatística.

  • Astrofísica Teórica: Processos Radiativos, Astrofísica Extragaláctica, Estrutura e Evolução Estelar, Evolução Química e Formação de Elementos, Astrofísica de Plasmas, Núcleos Ativos de Galáxias, Introdução à Cosmologia, Meio Interestelar, Astrofísica Observacional, Física Solar, Fundamentos de Cosmologia e Astroestatística.

  • Física Teórica e Computacional: Física Computacional, Mecânica Quântica II, Dinâmica Não-linear e Caos, Física Nuclear, Introdução à Teoria Quântica de Campos, Introdução à Teoria Quântica de Campos II, Física de Partículas Elementares e Física de Partículas Elementares II.

O doutorando, portanto, deverá cumprir as etapas a seguir, dentro de um prazo de quarenta e oito (48) meses da data inicial de matrícula, podendo ser prorrogado por mais seis (6) meses mediante análise e deliberação do colegiado do programa e subsequentemente dos colegiados da Instituição:

- obtenção dos dezesseis (16) créditos pela aprovação em disciplinas obrigatórias;

- obtenção dos vinte (20) créditos pela aprovação em disciplinas eletivas;

- aprovação no exame de Proficiência em Línguas;

- aprovação no exame de Qualificação;

- elaboração e defesa pública da tese de doutorado.

Obs.: os alunos que fizerem o mestrado no próprio programa de pós-graduação terão os créditos das disciplinas cursadas aproveitados para o doutorado. Dessa maneira, farão apenas duas (02) disciplinas eletivas, o exame de proficiência e o exame de qualificação, antes da defesa da tese. Alunos com mestrado em outras instituições terão seu histórico escolar analisado para possíveis equivalências de créditos em disciplinas.